Se você é uma pessoa física, preencha o formulário à esquerda e escreva uma breve introdução. Se for pessoa jurídica, preencha o formulário à direita, também com uma breve introdução e em pouco tempo entrarei em contato. Agradeço a preferência.
Telefone para contato: 27 3323-1860/ celular: 27 98815-3241 E-mail: ivanmiranda.social@gmail.com

O Assistente Social

ASSISTENTE SOCIAL



Assistente Social é o profissional graduado em curso superior de Serviço social que devidamente habilitado pode atuar nas expressões da questão social, nas políticas sociais públicas, privadas e nas organizações não governamentais (ONGs). Possuem registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do Estado que trabalham. A profissão é regida pela Lei Federal 8.662/93, que estabelece suas competências e atribuições.

Frequentemente o Serviço Social é confundido com assistencialismo, serviço voluntário, caridade, benesse e outros. Um equívoco muito grande e que ao longo do tempo vem caindo esta percepção do ponto de vista da população quanto a profissão pois o Serviço Social pode e vem contribuindo muito para mudar os rumos das políticas sociais do país.


O papel do Assistente Social


O Assistente Social realiza estudos e pesquisas para avaliar a realidade e emitir parecer social e propor medidas e políticas sociais, além de planejar, elaborar e executar planos, programas e projetos sociais. Além do que, orienta indivíduos e grupos, auxiliando na identificação de recursos e proporcionando o acesso aos mesmos.

Realiza estudos socioeconômicos com indivíduos e grupos para fins de acesso a benefícios e serviços sociais. Também atua no magistério de Serviço Social e na direção de Unidade de Ensino e Centro de Estudos. 

Assistentes Sociais elaboram também laudos, pareceres e estudos sociais e realizam avaliações, analisando documentos e estudos técnicos e coletando dados e pesquisas. Além disso, trabalham no planejamento, organização dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo, bem como na assessoria de órgãos públicos, privados, organizações não governamentais (ONG) e movimentos sociais.

Podem também trabalhar como docentes nas faculdades e universidades que oferecem o curso de Serviço Social. As competências e atribuições privativas dessa categoria profissional estão previstas no artigo 4º e 5º da Lei 8.662/93.

Além de Instituições públicas e privadas pode-se encontrar Assistentes Sociais trabalhando em ministérios, autarquias, prefeituras, governos estaduais, em empresas privadas, hospitais, escolas, creches, unidades de saúde, centros de convivência, movimentos sociais em defesa dos direitos da mulher, da classe trabalhadora, da pessoa idosa, de crianças e adolescentes, de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), negros e negras, dos indígenas, em organizações não governamentais, em universidades públicas e privadas e em institutos técnicos.


15 de maio



O dia do Assistente Social é comemorado no dia 15 de maio em virtude do Decreto 994/62 que regulamenta a profissão do Assistente Social e cria os Conselhos Federal e Regionais.

Embora a profissão do Serviço Social tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei nº 3252 de 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. 

Hoje com a edição da Lei 8662 de 08 de junho de 1993 - Conselho Federal e Regionais de Serviço Social.




Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre o Assistente Social


 Assistente Social





Fonte: cfess.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por entrar em contato. Retornarei assim que possível.

FORMULÁRIO CONTATO SOCIAL

Nome

E-mail *

Mensagem *

 
Copyright © 2016. ASSESSORIA/CONSULTORIA SOCIAL.
Design by Herdiansyah Hamzah. & Distributed by Free Blogger Templates
Creative Commons License